Vereadores verificam abandono das obras da UBS Leão XIII
Vereadores verificam abandono das obras da UBS Leão XIII
Publicado em 21/10/2021 16:21
Na tarde da última segunda-feira (18), os vereadores da Câmara Municipal de Barão de Cocais, eleitos para a Legislatura 2021-2024, percorreram algumas obras no município e constataram o descaso do Poder Executivo na continuidade de algumas ações que são de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Uma dessas obras inacabadas é a construção da UBS Leão XIII. A obra, anunciada em 2013 pelo valor de R$ 1.213.519,07, não foi concluída até hoje. Durante a visita os vereadores comentaram sobre a baixa qualidade dos materiais utilizados, além de notarem a falta do isolamento do local, proporcionando o uso indevido do local abandonado.
Segundo as notícias da época, a obra foi paralisada em dezembro de 2014, por falta de repasses do governo estadual. A retomada das atividades só aconteceu em 2016 por meio de uma verba de R$ 425.425,00 que viabilizou o pagamento referente à construção e ampliação da unidade.
Durante a última Audiência Pública de prestação de contas da Saúde, um dos questionamentos feitos pelos vereadores à Secretária de Saúde, Joseane Batista, foi relacionado à previsão de retomada das obras. Segundo Joseane Batista a empresa que tinha ganhado a licitação encerrou o trabalho e por isso as obras foram paralisadas.
Ainda de acordo com a secretária, o departamento entrou em contato com outra empresa prestadora de serviços da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP), que esteve em Barão de Cocais, com o objetivo de levantar as necessidades estruturais de todas as UBS’s do município, para que a obra seja finalizada e, além disso, outras reformas necessárias sejam realizadas.
É preciso ressaltar que empresa encaminhou as primeiras propostas só no mês de setembro de 2021. Ainda assim, segundo a Secretária de Saúde, elas foram revisadas pela Secretaria de Obras, que solicitou algumas adequações. Somente após o reenvio das propostas a Prefeitura Municipal pretendia avaliar as possibilidades para o novo gerenciamento da obra e se ele acontecerá por meio de um novo processo licitatório, ou via contrato com o ICISMEP.
Vale lembrar que, além de todos os investimentos públicos, a Vale também encaminhou recursos para a finalização da UBS Leão XIII, sendo assim a obra deveria ser finalizada até o mês de dezembro, entretanto Joseane Batista já sinalizou a necessidade de um aditamento para cumprir com o planejado.
Durante a vistoria da obra o presidente da Câmara, João Lima, o vice-presidente Tico Santos, o secretário Rafael Tcheba e os vereadores Adriano Santos, Fabrício Preto, Figueiredo e Paulinho da Ong demonstraram uma imensa preocupação com a baixa qualidade do serviço já executado e com a demora da Prefeitura Municipal para finalizar a conclusão da UBS.
A ação inicial de fiscalização, realizada pelos vereadores, foi encaminhada para a Prefeitura Municipal por meio do Ofício nº392/2021, solicitando a instalação de algum tipo de fechamento, como portões ou tapumes.
Como a UBS irá atender os Leão XIII, São Miguel, São João Batista, Boa Esperança, Brás Molina, Santo Antônio e Cantinho do Céu os parlamentares entendem que é de extrema importância a agilidade para a finalização e entrega do espaço para a população cocaiense.
por Assessoria de Comunicação