Limpeza Urbana: Sujeira e fluxo intenso de veículos, no bairro Progresso, são debatidos na Câmara
Moradores e comerciantes relataram os impactos negativos causados pela circulação intensa de carros e caminhões, tanto no bairro quanto nas proximidades
Publicado em 06/07/2023 17:39
O fluxo intenso de carros e caminhões que prestam serviços para algumas empresas em Barão de Cocais é um dos principais fatores que colabora com a sujeira das vias do município. De acordo com os moradores do bairro Progresso, as ações paliativas de limpeza não são suficientes e a sujeira acumulada acaba acarretando inúmeros problemas.
Na tarde da última quarta-feira (5), o presidente da Câmara, João Lima e os vereadores Fabrício Preto, Figueiredo e Paulinho da Ong receberam alguns moradores e comerciantes da rua Conceição Caldeira e das proximidades, com o objetivo de ouvir os relatos e debater ações para minimizar os impactos causados pela sujeira.
Segundo os moradores, o acúmulo de poeira obriga a população a manter portas e janelas fechadas, por muitos dias. O registro do aumento de doenças respiratórias e o gasto com água, para manter as residências limpas, também foram relatados. Já para os comerciantes, a falta de limpeza das ruas, além de espantar os clientes, acelera o processo de deterioração dos produtos vendidos.
Quem mora no bairro há mais tempo afirma que, quando o problema não é a poeira é o barro, o que torna a situação ainda mais difícil. De acordo com a população mais antiga, há muito tempo as vias não se encontravam nas condições atuais. Um dos fatores que intensificam a sujeira é a terra sob os veículos, acumulada enquanto eles circulam nas minas.
Além do perigo ocasionado, por algumas cargas cobertas de formas inadequadas, outro relato é a ação provocada pelos caminhões que, afetam as infraestruturas das casas. Uma das soluções debatidas pelos moradores é a possibilidade dos problemas citados serem resolvidos fora das áreas residenciais.
Os parlamentares relembraram o Projeto de Lei, retirado de pauta pela Prefeitura Municipal, que buscava implementar no município mecanismos para lavar as rodas e os chassis dos carros antes deles entrarem no perímetro urbano. Segundo os vereadores, a medida adotada em outros municípios, seria um ganho para a cidade e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Participaram da reunião os representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Fiscalização. As equipes das secretarias afirmaram que o município está negociando com o Estado uma rota alternativa, próximo ao bairro Dois Irmãos, para desviar o fluxo de caminhões no bairro Progresso. A Câmara pretende intermediar o diálogo com o governo do Estado, para buscar soluções viáveis que possam minimizar os impactos da circulação de veículos e caminhões na região.
Também participaram da reunião os representantes da Associação Comercial (ACIABAC) e das empresas Barão Logística e MR Mineração. Além disso, também ficou definido que algumas ações de limpeza, com a utilização de veículos especializados, serão intensificadas.
por Assessoria de Comunicação