Câmara Municipal realiza a Solenidade de Entrega dos Títulos de Cidadania Honorária 2025
Homenagem reconheceu cinco personalidades cocaienses que contribuíram, socialmente, para o desenvolvimento de Barão de Cocais
Publicado em 07/12/2025 13:04 - Atualizado em 09/12/2025 14:52
A Câmara Municipal de Barão de Cocais realizou, na noite da última quinta-feira (4), a Sessão Solene de entrega dos Títulos de Cidadania Honorária. Os títulos, concedidos por meio de Decretos Legislativos, reconhecem Eraldo Duarte de Menezes, Graziella Alves da Silva, Guilherme Antônio de Assis, Maria Noronha de Souza e Trajano Fernandes Lima como Cidadãos e Cidadãs Honorários de Barão de Cocais.
O presidente Tico, o vice-presidente Paulinho da ONG, a secretária Grazi da Papelaria e os vereadores Adriano Santos, Digó, Jader - Zé Gotinha, Mário Silveira, Rosilene Costa e Sérgio Pena representaram o Poder Legislativo na cerimônia, marcada por emoção, reconhecimento e gratidão.
O título de Cidadania Honorária é concedido a pessoas que, mesmo não sendo naturais do município, residem na cidade há mais de dez anos e contribuem de forma significativa para o crescimento, bem-estar e fortalecimento da comunidade cocaiense.
De autoria do presidente da Câmara, Tico, o Decreto Legislativo nº 345/2025 reconhece Eraldo Duarte de Menezes pela sua trajetória dedicada às pessoas com deficiência. O homenageado fundou a APAE de Barão de Cocais no início da década de 1990 e consolidou a instituição, hoje referência no atendimento especializado. “Dar a mão a quem precisa é muito bom. Hoje eu me sinto orgulhoso porque vim conhecer essa cidade e o povo de Barão, e aqui me acolheram”, afirmou emocionado.
A Cidadã Honorária Graziella Alves da Silva foi reconhecida por meio do Decreto Legislativo nº 344/2025, de autoria do vice-presidente Paulinho da ONG. “Meus pais me ensinaram que o amor e a solidariedade são práticas, não apenas palavras. Eles me ensinaram a olhar para o outro, seja pessoa ou animal, com humanidade, acolhimento e respeito”, relembrou em seu discurso. A fonoaudióloga se destaca pelo trabalho técnico e pelo cuidado com os pacientes no município e, além disso, luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Desde 2015, ela também atua voluntariamente na ONG Solidariedade Natural, onde desenvolve ações de proteção animal, reproduzindo o exemplo aprendido com seus pais.
De autoria dos vereadores Digó e Sérgio Pena, o Decreto Legislativo nº 343/2025 reconhece Guilherme Antônio de Assis como Cidadão Honorário. O jornalista, que fundou o jornal Diário de Barão, tornou-se referência na comunicação local. Além de assessorar órgãos públicos, ele também contribui de forma voluntária na área de comunicação da APAE. “Chegar aqui e receber o título é sentir que Barão de Cocais não só abriu suas portas, mas abriu o coração. Essa cidade me acolhe, me ensina, me dá amigos, parceiros e uma rede de pessoas que fortalece a minha caminhada”, reforçou.
Popularmente conhecida como Lilita, Maria Noronha de Souza tornou-se Cidadã Honorária de Barão de Cocais por meio do Decreto Legislativo nº 347/2025, também de autoria do vice-presidente Paulinho da ONG. “Este momento representa para mim muito mais do que uma homenagem; é o reconhecimento de uma caminhada feita com amor, dedicação e fé em Deus”, pontuou. Lilita é destaque no empreendedorismo e na atuação social. Presidente da ACIABAC, é a primeira mulher a ocupar o cargo em 32 anos.
O Decreto Legislativo nº 346/2025 concedeu a Trajano Fernandes Lima o título de Cidadão Honorário por suas diferentes e importantes contribuições para as localidades de Cocais e do Egas. O compromisso com a infraestrutura da comunidade representa seu comprometimento comunitário e seu respeito à história local. “Ao receber o título de Cidadão Honorário de Barão de Cocais, dois sentimentos se misturam em mim: a honra e a humildade. Honra por ver reconhecida a minha caminhada e humildade porque eu sei que todo reconhecimento vem acompanhado de uma nova responsabilidade”, enfatizou.
Após a entrega das homenagens, os vereadores e vereadoras da Legislatura 2025–2028 reforçaram a importância do reconhecimento dos cidadãos e cidadãs que transformam vidas, fortalecem nossa cidade e representam o melhor da participação comunitária. De acordo com os parlamentares, cada homenageado e homenageada deixa um legado de trabalho, solidariedade e compromisso com Barão de Cocais.
A solenidade foi encerrada com a apresentação musical da Banda Deck’s. Além dos parlamentares e dos familiares dos homenageados e homenageadas, também participaram da cerimônia o prefeito, Geraldo Abade das Dores, e os gestores das Secretarias Municipais de Barão de Cocais.
por Assessoria de Comunicação