Ações para a limpeza das vias do município são debatidas pelo grupo de trabalho
Os temas debatidos pelo grupo foram definidos na reunião promovida pela Câmara Municipal
Publicado em 18/04/2023 18:12
Após a reunião promovida pela Câmara Municipal e pelos vereadores da Legislatura 2021-2024, no início deste mês, o grupo de trabalho da rua Desembargador Moreira dos Santos, composto por parlamentares, moradores, representantes das empresas mineradoras e das secretarias de Obras, Fiscalização e Meio Ambiente se reuniu novamente na Fazenda Soledade. Promovida na manhã da última quarta-feira (12), a reunião teve como objetivo, revisar os encaminhamentos listados no primeiro encontro, apresentar as primeiras ações e definir as próximas atividades.
O presidente da Câmara, João Lima, o secretário, Rafael Tcheba, e os vereadores Fabrício Preto, Paulinho da Ong e João Resende, representaram o Poder Legislativo e colaboraram com as discussões. Além disso, os parlamentares listaram junto com o grupo, quais os setores seriam os mais adequados para desenvolverem as atividades relacionadas aos pontos discutidos.
Em relação às melhorias na infraestrutura da rede pluvial e o desassoreamento do canal, próximo ao Sr. Emerson, ficou definido que a equipe da Secretaria de Obras e Saneamento deverá fazer uma visita no local, para analisar e iniciar o processo. A partir daí, o ideal é que a equipe da Secretaria de Obras acompanhe mensalmente o estado do canal e dos bueiros localizados nas proximidades.
Já a contenção visando a segurança da rua Santa Tereza, próximo à entrada da Capela São Benedito, será realizada no início de junho, segundo a equipe da Secretaria de Obras.
A Secretaria de Fiscalização ficou responsável por realizar uma visita técnica, na Rua Desembargador Moreira dos Santos, para verificar a instalação das placas de sinalização de trânsito. Será elaborado um levantamento para informarquais modificações precisam ser realizadas para adequar a via.
As placas irão indicar sobre a proibição da circulação de veículos pesados, a velocidade permitida nas vias, a proibição de estacionar em um dos lados. Após a visita técnica será entregue um relatório, para que a empresa Flapa - Engenharia e Mineração possa firmar as uma parceria para a confecção das placas.
A limpeza das vias, que é uma das maiores reclamações dos moradores, agora será realizada por meio de uma parceria entre a GSM Mineração e a Vale. Ou seja, a partir das discussões do grupo, a limpeza passará a ser semanal. O cronograma das atividades será enviado aos membros do grupo e o setor de Meio Ambiente irá centralizar a pauta das limpezas, mas o acompanhamento da limpeza será de responsabilidade da Secretaria de Fiscalização.
Sobre a utilização de lona ou outra proteção equivalente, evitando o derramamento de cargas nas vias, dos caminhões que prestam serviços para a Prefeitura Municipal, será encaminhada uma notificação ao gestor do contrato, para que consequentemente, todos os prestadores de serviço também sejam notificados.
Já o resultado da alteração da limpeza das vias e o reparo do calçamento da Rua Desembargador Moreira dos Santos com a substituição dos paralelepípedos danificados e colocação nos locais onde tem buracos, serão discutidos na próxima reunião. Assim como a construção de afunilamento no início da ponte da rua, visando coibir a passagem de veículos de grande porte, também será rediscutido quando a Via do Minério for viabilizada.
Para a próxima reunião, que será realizada no dia 10 de maio, serão traçadas metas visando a comunicação externa. Com o objetivo de informar a população que transita pelo local, as informações sobre as ações de limpeza e o cronograma serão agrupadas. Paralelamente a isso serão desenvolvidas campanhas de conscientização, para que os profissionais da limpeza possam trabalhar com segurança, além da sinalização da limpeza com placas e faixas.
por Assessoria de Comunicação