Estudantes do Padre Heitor acompanham votação de Projeto de Lei criado em parceria com a Câmara
O Projeto de Lei do Legislativo nº 20/2025, responsável por instituir o Programa Municipal de Logística Reversa e criar o 'Selo Verde', foi elaborado em parceira com a escola e aprovado por unanimidade
Publicado em 18/06/2025 15:12 - Atualizado em 18/06/2025 15:22
A Câmara Municipal de Barão de Cocais recebeu durante a última Reunião Ordinária, realizada na quinta-feira (12), os estudantes dos Cursos Técnicos de Logística, Administração e Tecnologia da Informação da Escola Estadual Padre Heitor. Discentes e docentes acompanharam a discussão e a votação do Projeto de Lei do Legislativo nº 20/2025, elaborado pela escola em parceria com o Poder Legislativo.
Iniciado no Padre Heitor, com os estudantes do Curso de Logística, o Projeto de Lei nº 20/2025 tem como principal objetivo, instituir o “Programa Municipal de Logística Reversa”, concedendo incentivo às empresas que, adotarem e estruturarem o sistema de retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo.
O Projeto de Lei cria ainda, o “Selo Verde”, concedido às empresas que cumprirem os requisitos municipais, com objetivo de fomentar e premiar práticas relacionadas a políticas de meio ambiente e logística reversa.
De acordo com os representantes da escola, o Projeto de Logística Reversa foi estruturado baseado no cumprimento da Lei Federal n° 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e recomenda a reciclagem desses resíduos.
A iniciativa, que busca beneficiar o meio ambiente por meio do reaproveitamento de materiais descartados, também é uma forma de desenvolvimento econômico e social caracterizada por ações, procedimentos e formas de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial.
A Logística Reversa promove a destinação dos resíduos sólidos para reaproveitamento em novos e diferentes ciclos produtivos, como a reciclagem, por exemplo. Além disso, o programa também visa oferecer outras destinações ambientalmente adequadas.
As empresas com sede em Barão de Cocais, que podem integrar o Programa de Logística Reversa, precisam comprovar e cumprir diferentes requisitos instituídos pelo Projeto de Lei nº 20/2025.
Durante a discussão do Projeto de Lei, os vereadores da Legislatura 2025-2028, parabenizaram a Escola Estadual Padre Heitor e o corpo pedagógico, pela idealização do Projeto e destacaram que a iniciativa é voltada para o bem estar da população, por meio da valorização e preservação do meio ambiente.
Vereadores e vereadoras, se disponibilizaram a ajudar os estudantes no que for preciso para a implementação do projeto. Os representantes do Poder Legislativo agradeceram a presença dos estudantes e reforçaram que a iniciativa resultará em diferentes benefícios para Barão de Cocais, que enfrenta diferentes impactos ambientais, proporcionando mais qualidade de vida para a sociedade.
Representantes e alunos do Padre Heitor, salientaram a importância da Câmara Municipal e dos vereadores e vereadoras da Legislatura 2025-2028 de receber, discutir e votar o Projeto, pois a proposição irá contribuir para o reaproveitamento de resíduos diminuindo os impactos da exploração do meio ambiente.
por Assessoria de Comunicação