Poder Legislativo se reúne com a GSM e destaca a importância do diálogo e das ações de compensação
Vereadores e vereadoras destacaram a importância do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população
Publicado em 06/06/2025 16:17 - Atualizado em 06/06/2025 17:05
Na tarde da última quinta-feira (05), os parlamentares da Legislatura 2025-2028 participaram de uma reunião com alguns representantes da mineradora GSM, com o objetivo de compreender e entender os avanços das ações da empresa, em Barão de Cocais.
Os impactos da atividade minerária no município, a importância das propostas de compensação que beneficiem a população e o diálogo entre o Poder Legislativo e as mineradoras que atuam na cidade, foram temas discutidos durante o encontro.
O presidente da Câmara, Tico, o vice-presidente, Paulinho da Ong, e os vereadores Adriano Santos, Digó, Dr. Azenclever, Mário Silveira, Rosilene Costa e Sérgio Pena enfatizaram que a Câmara Municipal continua comprometida em ouvir a população e cobrar melhorias para toda a sociedade.
Durante a reunião, os parlamentares destacaram que serão realizadas, na Câmara, Audiências Públicas para debater a mineração com mais profundidade. Além de dar voz à população, todas as empresas que atuam no setor minerário em Barão de Cocais serão convidadas, para que haja um debate objetivo em torno das críticas e das cobranças por parte da sociedade e do poder público.
Ao reforçarem os anseios dos cidadãos e cidadãs, os parlamentares citaram algumas melhorias solicitadas recorrentemente, como a contratação de mão de obra e fornecedores locais, suporte ao município relacionado diretamente à saúde, ao trânsito e à infraestrutura, que ficam sobrecarregados com o aumento da circulação de pessoas na cidade.
Para vereadores e vereadoras as reuniões são uma oportunidade de firmar compromissos com o desenvolvimento sustentável, respeitando a população e colaboram ainda, na construção de um diálogo permanente e transparente com as empresas.
Além de apresentar algumas das ações desenvolvidas pela GSM, como o anúncio da parceria para asfaltar a estrada do Córrego da Onça, a equipe também afirmou que a venda do trecho da Rota do Ferro também foi uma surpresa para a GSM.
Ao final da reunião, os parlamentares enfatizaram que inúmeros órgãos e instâncias atuam nas decisões relacionadas à instalação das mineradoras no município, e que em alguns casos os temas só são debatidos pelo Poder Legislativo, posteriormente, após a definição e aprovação das ações.
Vereadores e vereadoras reforçaram que, diante de um cenário com múltiplos atores, é essencial que cada empresa assuma a responsabilidade por seus próprios impactos na cidade. Assim, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a população na busca por soluções que equilibrem o progresso econômico com o bem-estar dos cocaienses.
por Assessoria de Comunicação